Certificação CAPM vale a pena?

1 Flares Twitter 0 Facebook 1 LinkedIn 0 1 Flares ×

Em meu caminho para direcionar minha carreira para a área de Gestão de Projetos, por ter pouca experiência atuando na área, resolvi procurar por alguma certificação para servir de guia (ou meta) nesse caminho, e me deparei com as certificações oficiais do PMI: CAPM e PMP.

A primeira certificação, é a de PMP, Project Manager Professional, dispensa comentários, pois é extremamente difundida no mercado de trabalho. Já a CAPM, Certified Associate in Project Management, foi criada pelo PMI em 2003 para profissionais envolvidos em projetos e jovens gerentes de projetos que ainda não atingiram os pré-requisitos para a PMP, exigindo apenas 1 ano de experiência de participação em projetos, contra o mínimo 3 anos de atuação como gerente de projetos da certificação PMP.

Nesse momento, como me encaixaria no grupo dos que ainda não possui os pré-requisitos para a certificação PMP, me perguntei se valeria a pena investir na CAPM. Pra responder a essa pergunta, resolvi dar uma olhada no mercado de trabalho.

Realizando uma pesquisa no portal de empregos Catho Online, sem qualquer outro filtro além da palavra chave “PMP” , obtive 107 ofertas como resultado. Ao realizar pesquisa semelhante com a palavra chave “CAPM”, nenhum resultado foi encontrado. O mesmo cenário se repetiu em outros dois portais de empregos, CEVIU e EmpregosTI.

Um pouco surpreso com o resultado da pesquisa, aproveitei o contato com uma figura conhecida no mundo de Gerenciamento de Projetos, e fiz para ele a mesma pergunta que havia feito pra mim mesmo: CAPM vale a pena?

A resposta foi positiva, mas com algumas ressalvas.

A ressalva é que o mercado brasileiro ainda não absorveu a certificação CAPM e, por isso, não encontramos vagas específicas para esse tipo de certificado. Então, mesmo com essa certificação você não garante uma vaga para atuação como Gerente de Projetos, tanto quanto um certificado PMP, no mercado de trabalho.

O argumento positivo é, de certa forma, o genérico para certificações: indicativo de interesse pelo assunto; comprometimento e capacidade de aprendizado para aprovação na prova. Isso significa que, se você está atuando como líder técnico, por exemplo, e quer partir para a área de Gestão de Projetos, então uma boa forma de demonstrar isso para seus líderes ou futuro empregador, é tirar uma certificação (CAPM) que demonstra o seu interesse e comprometimento com um modelo reconhecido pelo mercado (no caso o Guia PMBOK).

Related Posts:

19 thoughts on “Certificação CAPM vale a pena?

  1. Olá Newton,
    Você chegou a estudar para fazer a prova CAPM ou apenas ficou o levantamento das informações sobre o aproveitamento no mercado de trabalho?

    Grato pela atenção.

  2. Olá “doubleday”,
    Não estudei para a prova de CAPM ainda, e fiquei apenas na análise do mercado.
    Agora estou atuando realmente como gerente de projetos e vou voltar a estudar a certificação CAPM ou PMP (caso consiga comprovação na empresa da participação nos projetos).

  3. Bom Dia!

    Gostaria de saber se tenho que ter experiência/trabalhar em projetos para poder tirar a certificação?

  4. Karintia,
    Para a certificação CAPM você precisa:

    – ter 1500 horas como membro de equipe de projeto (independente da atividade desempenhada)
    OU
    – ter participado de treinamento formal em gerenciamento de projetos de no mínimo 23 horas.

  5. Eu estou estudando e pretendo ainda este ano fazer a prova do CAPM antes da PMP.

    Por isso acabei comprando um pdf do livro da Rita para a 4 ed. do PMBOK em português e inglês para estudar. Paguei 50 reais. Fiquei bravo com o vendedor.. .rsrs mais tive que comprar para poder estudar.

    Se quiser posso passar pra vocês. Só peço uma contribuição para ajudar com o investimento feito para compra do pdf..

    Abcs.

  6. Bom dia,

    Acho muito válido a certificação do CAPM, pois mesmo que você nao tenha atingido o pré requisito para a certificação PMP, já é de grande vantagem tirar o certifcado CAPM, pois comprova td seu entendimento do PMBOK, além de contar muitos pontos para a futura prova PMP.

    Estou iniciando o curso de gerenciamento de projetos para certificação PMI e espero muito em breve poder realizar a prova de certificação CAPM.

    Abçs.

  7. Tudo bem Newton,

    Pelo que tenho observado, o Mercado tem valorizado muito o profissional com certificação PMI.

    Tenho vários livros e apostilas sobre o assunto, mas no momento estou pegando experiência na área de Negócios e meu intuito é obter esta certificação após 3-5 anos de experiência. (Esta é uma área que exige uma precisão cirúrgica e não pode haver erros)

    Abraço,

    Lidio
    Analista de Processos
    lidiorj@hotmail.com

  8. Bom dia, Newton.
    Desejo fazer a certificação PMP.
    Existe limite máximo de idade para entrar neste mercado carente de profissionais?
    Grato.

  9. Ola amigoa tambem ja atuo no mercado de trabalho e kero ter o certificado CAPM alguem sabe me diser onde e como faser pra obter?

  10. Olá Newton,

    Em sua pesquisa de mercado você diz que ainda não temos empregabilidade para CAPM, porém é interessante a certificação por demonstrar interesse na metodologia.
    De modo geral, o interesse pela metodologia e o conhecimento pelas técnicas e ferramentas disponibilizada pelo guia não pode ser demonstrada através de uma Pós Graduação ou Especialização?
    Voce saberia dizer se existe algum ‘beneficio’ para quem vai se certificar PMP quando já é certificado CAPM, ou as exigências são as mesmas?
    Obrigado!

  11. Olá. Gostaria de saber se a experiência exigida pelo PMP é como GERENTE DE PROJETOS ou se atuando em projetos conta também como experiência?!

    1. Charles, para a certificação PMP é necessário experiência como gerente. A experiência atuando em projetos é válida para a certificação CAPM.

  12. Pessoal, sejamos práticos. Infelizmente, a certificação CAPM não tem peso algum no mercado. Pode ser que isso mude no futuro, mas hoje é fato. Eu não perderia meu tempo (e dinheiro) com ela. Vá direto para a certificação PMP que é a que faz diferença. Só a certificação PMP vai lhe custar 555 dólares! Sem falar que há custo para se manter a certificfação, muitas vezes pagando para participar de eventos que lhe darão os PDUs necessários para a continuidade do registro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>