Com o desenvolvimento das redes sociais, o Marketing Digital passou a se tornar mais importante para empresas de grande, médio e pequeno porte. São pelas estratégias de vendas e comunicação nesse meio que muitas organizações e até pessoas têm crescido de forma profissional. Por isso, você vai saber agora quais são as 5 tendências de Marketing Digital para 2022!
Há alguns anos os vídeos têm ganhado mais espaço nas redes sociais com o surgimento dos stories e das lives no Instagram. Com o passar do tempo, a procura por conteúdo em formato de vídeo se intensificou ainda mais com a viralização do TikTok e com a pandemia. A prova disso é a pesquisa realizada pela Global State of Marketing: o vídeo foi a ferramenta de marketing que mais cresceu em 2020.
Visto isso, outras redes sociais passaram a investir ainda mais em vídeos curtos como, por exemplo, o Reels. E a tendência para 2022 é que as empresas invistam anda mais em anúncios em vídeo, sendo só no Instagram um aumento de 50%. Com possibilidade de criação de filtros e adesivos por parte das marcas a fim de deixar o conteúdo mais chamativo.
Os chatbots – mais conhecidos por serem aquelas caixinhas disponíveis nas plataformas para tirar dúvidas do usuário simulando uma conversa com um humano – também já existiam há algum tempo no cotidiano virtual da sociedade. Porém, agora virou uma grande tendência de mercado se tornando algo indispensável para manter o bom relacionamento e atendimento ao cliente, sendo bastante utilizado em organizações bancárias atualmente.
Além disso, para os próximos anos, espera-se que esse tipo de inteligência artificial disponibilizada em chatbots seja ainda mais avançada com os dados recebidos.
Você pode até achar estranho, mas empresas que utilizarem mais os recursos de áudios vão estar à frente no futuro próximo. Isso porque mais organizações estão investindo na experiência de compra do cliente por meio de recursos de voz desde o momento da pesquisa até a finalização da compra. Além disso, os podcasts também continuam em alta já que houve aumento também na procura por conteúdos em áudio.
Segundo um estudo realizado pela Juniper Research, as relações comerciais intermediadas por áudio podem chegar a arrecadar até US$ 19,4 bilhões nos próximos anos.
Com a pandemia, o mundo precisou se voltar ainda mais para as responsabilidades sociais. Os consumidores estão mais atentos e atribuindo mais importância ao posicionamento das empresas nas redes sociais. As pessoas estão mais conscientes e querem clareza por parte das organizações sobre seu comportamento diante de determinada situação como, por exemplo, cuidados com a preservação do meio ambiente. Tudo isso agrega valor à marca e gera mais confiança por parte dos clientes.
A estratégia de atrair, encantar e engajar vai continuar com tudo em 2022. O Inbound Marketing seguirá sendo uma das ferramentas de marketing muito utilizadas nos sites e nas redes sociais das grandes organizações. Fortalecendo o conceito de que os clientes irão até à marca e não o contrário, como era visto anos atrás, gerando assim mais lucro e, claro, a fidelização de clientes.